top of page
  • Foto do escritorPaula Martins

As 3 Leis Sistêmicas

Bert Hellinger, filósofo e terapeuta alemão, através do desenvolvimento da técnica da Constelação Familiar, percebeu, e verificou na prática, que todos os sistemas funcionam através de 3 leis:

✔Lei do PERTENCIMENTO .

✔Lei da HIERARQUIA .

✔Lei do EQUILÍBRIO (dar e receber)


Essas são as bases para um sistema (qualquer sistema) encontrar seu fluxo, se desenvolver de forma positiva. Elas vão envolver os sistemas familiares, mas também empresas, grupo de amigos, parceiros, ou seja, qualquer situação em que pessoas tenham algum objetivo em comum. O objetivo em comum vincula, e estas leis fazem com que o fluxo em direção a este objetivo seja mais fácil, seja fluido.

No caso das famílias, o objetivo é levar a vida a diante, e o vínculo é o mais forte, não tem como se perder.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

São leis da natureza, que podem ser observadas de forma prática na vida, e através da observação dos acontecimentos a nossa volta. Quando prestamos atenção e as respeitamos, vamos ter mais facilidade para ocuparmos o NOSSO LUGAR. E cada um sabendo qual é o seu lugar, a chance de uma relação saudável é muito maior.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando há uma DESORDEM, ou seja: alguma exclusão, alguém no lugar de um maior, ou um desequilíbrio no dar e receber, é que temos as consequências, ou seja, os SINTOMAS.


Para saber sobre cada uma, clique nos links!



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page