top of page
  • Foto do escritorPaula Martins

Lei da Hierarquia

“Aqueles que vieram antes tem autoridade sobre quem veio depois.”


Em qualquer tipo de sistema, existe uma hierarquia, ou seja: AQUELES QUE CHEGARAM PRIMEIRO SÃO MAIORES, tem autoridade.


Portanto, em um sistema familiar, os pais têm precedência sobre os filhos, os avós sobre os pais e assim por diante. É só pensar em uma árvore genealógica.

E entre os irmãos, o irmão mais velho tem precedência sobre o irmão mais novo.


✔E quando esta lei está em desordem, ocorrem os SINTOMAS. Quando uma pessoa, por algum motivo, se coloca em uma postura de maior (companheiro do pai, da mãe, pai do pai, pai da mãe, etc), ela está OCUPANDO UM LUGAR QUE NÃO É DELA.


De uma forma inconsciente, por amor ao sistema (sentimento de PERTENCIMENTO), passa a ter uma postura de “arrogância”, sofrendo as consequências.


Preso ao amor infantil, a pessoa acredita que, ocupando o lugar de um maior, vai resolver problemas e ter melhores soluções para o sistema.

✔Um exemplo: se a mãe não teve mãe (por falta de presença e fantasia de não ter recebido afeto), um filho pode ocupar o lugar da avó, fazendo pela sua mãe o que ACHA QUE SERIA O MELHOR para ela, o que faltou.

Entretanto, nesta postura, esta “criança” vai ter sintomas, pois ocupa o lugar de um maior.


Percebe algo parecido na sua vida, consegue identificar um sintoma? Ou conhece alguém que se beneficiaria desta informação? As pessoas podem ter grandes benefícios na vida com essa informação! Passe a diante!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page